Um fator que impulsiona as pessoas a lutarem por determinadas coisas são as motivações; no contexto secular onde vivemos temos muitas pessoas que com seus próprios esforços conseguiram a estabilidade e a realização dos seus anseios pessoais: Estudaram,trabalharam,organizaram-se, planejaram, seguiram os princípios e as leis comuns para obterem o êxito dentro dos respectivos padrões do mundo. Tiveram a sorte(se é que ela existe), de nascerem em uma família bem estruturada e a ocasião fez com que tivesse o tão almejado sucesso.
Muitas vezes as pessoas se frustram porque não estavam focadas em nenhum objetivo, ou seja, não seguiam com a fé necessária para tal coisa se realizar; neste caso esta fé é algo colocado pelo próprio Deus para a realização de Sua vontade, onde Ele opera tanto o querer como o realizar. Pense agora na palha quando pega fogo, se incendeia facilmente, no inicio bem visível mas rápido e derrepente a palha já não existe mais... Assim são muitas pessoas que agem pela emoção, a empolgação do momento ou por qualquer tipo de influência, menos a da fé genuína; existem aqueles casos também que o ouvinte até recebe com fé, mas como diz a parábola, a questão esta no terreno onde é semeada, pois a semente é a Palavra de Deus, e ela é perfeita!
Citando novamente outra parábola de Jesus, recordo dos talentos que foram distribuídos a determinadas pessoas conforme as suas capacidades; elas deveriam dedicar-se para que aquele valor fosse multiplicado para a satisfação de quem tinha delegado a determinada quantia. Talento, contextualizando, é algo que nos é entregue e que deve ser trabalhado para que este desenvolva, existe um preço a pagar, esforço, exige uma parte a ser cumprida por aquele que recebe este talento, que é diferente do presente, que é totalmente gratuito - e sabemos que quando Deus dá algo para alguém, Ele dá sem medo de errar (Ele opera nas pessoas de acordo com a sua natureza, plena, convicta e certa: Há um intuito!).
Quando Deus chama pessoas para cumprirem determinadas missões aqui na terra, muitas são reprovadas, terminam por não serem escolhidas para concretizarem funções especificas e naufragam por não perseverarem ou fundamentarem suas bases. A pior coisa é quando as idéias originais são distorcidas por outras controvérsias às originais e verdadeiras. O ser humano é dotado de inteligência e quando esta não esta alinhada de acordo com os pensamentos do alto, a conseqüência é drástica, pois longe da luz não podemos ver claramente, mas podemos ser ludibriados com uma ilusão da verdade, algo que parece, mas não é. Tão certo quanto o nosso corpo é alimentado e sustentado por todas as vitaminas e substâncias necessárias à manutenção da vida, também o nosso ser espiritual se alimenta em Seu Criador, pois desligados d’Ele, espiritualmente falando, estaríamos mortos: Mas Cristo nos deu a possibilidade de ter nossos espíritos renovados e acesso direto a presença dÀquele que transforma todas as coisas, e isso começa na educação das nossas mentes.
O objetivo de Deus aqui na terra é convencer o homem a fazer Sua vontade e a entender que a melhor escolha é obedecer, seguindo-O para livrá-lo de futuros males e conseqüência do pecado, que é a morte eterna. Conforme a nossa fé é que cremos; o nosso pensamento nos faz ver, focar nossos olhos e seguir: Para onde olhamos seguimos! Se por acaso a base da crença não for verdadeira, logo o fitar dos olhos e o conseqüente seguir não levará a nada concreto, mas ao final haverá decepção, pois tudo estará desmoronado, pois fé só vem de Deus e sem ela não se pode chegar a lugar nenhum.
Ser bem sucedido não é algo transitório, mas algo permanente que aponta para um futuro eterno, pois tudo que fazemos aqui não se limita ao curto período de tempo que passamos, mas para o que é eterno e por isso nossas obras devem ser aprovadas quando passarem pelo fogo naquele esperado Dia, para todos que herdarem a vida eterna.
"Finalmente,irmãos,tudo o que for verdadeiro,nobre,correto,puro,amável,de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas". Paulo aos filipenses