“O fruto do justo é árvore de vida; e o que ganha almas sábio é”. Pv 11:30
Tradução na linguagem de hoje: “Uma pessoa correta traz benção para a vida dos outros; quem aumenta o número de amigos é sábio”.
Quando nos disponibilizamos para trabalhar na expansão do Reino de Deus, sabemos que a obra da evangelização é um chamado para todos os cristãos, e isso consiste em fazer amigos e cativar pessoas. Lembro-me quando aos meus 15 anos de idade quando fui convidado para evangelizar, sai na primeira vez para abordar as pessoas com receio, pois era algo novo para mim, mas depois de um acompanhamento procurei desenvolver esta habilidade e a cada ano aprendo mais a lidar com algumas situações; como por exemplo, geralmente no 'primeiro amor' da conversão, as pessoas não medem esforços para darem de graça aquilo que receberam, falando do amor de Cristo para todos quanto puderem. O meu objetivo neste momento é focar nos frutos para a salvação, mesmo que lamentavelmente nem todos aqueles que evangelizamos irão ser salvos, como diz ali na parábola dos peixes bons e maus Mt 13:47-50, pois muitas vezes ficamos como dando 'murros em faca' com aqueles que não querem nada com Deus ...
Nestes dias, eu tenho meditado sobre os 'homens de paz', ou seja, aqueles que receberão a paz de Cristo que existe em nós, que estão abertos a ouvirem e desenvolverem a salvação. Antes de mais nada, devemos saber que Deus se uni com a gente antes de iniciarmos o contato evangelístico com as pessoas, ou seja, quando encontramos alguém sedento ou um futuro potencial cristão, Deus chegou lá primeiro, antes de mim e você, preparando o solo. Importante: "Quando você ouve a necessidade do seu amigo e depois escuta a Cristo, você vai receber do Senhor o que irá abençoar os outros", isto é, se falando em evangelismo, você irá falar para a pessoa aquilo que de fato ela precisa ouvir com a direção de Deus, mas isso deve ser desenvolvido no seu cotidiano com a sua família e Corpo de Cristo.
Aspectos importantes a serem observados:
A motivação: Por que Jesus escolheu gastar tempo com beberrões e pecadores, noites em orações e chorar por Jerusalém !?! Ele sempre tinha uma palavra de compaixão para as vidas das pessoas que estavam uma bagunça. Cristo fala por tantas maneiras através de nós, mas o problema está no nosso estilo egoísta que não permite Ele se aproximar das pessoas que Ele gostaria de encontrar, curar e libertar.
A nossa motivação deve ser de ver o incrédulo se unido a família de Deus.
A oração: A oração abre corações fechados, a intercessão tem um poder sobre as vidas das pessoas, rompe barreiras.
Servir com eficiência: Você deve apreender a lhe dar com as pessoas e com os mais diferentes tipos de situações; nem sempre as suas exigências serão atendidas, mas é necessário disciplina e perseverança, pois os resultados virão no tempo de Deus, para Ele e como Ele quer. Leia : I Coríntios 9:19-27
A Sondagem
Se nós queremos ganhar vidas para Jesus, antes devemos conhece-las; o nosso alvo são os incrédulos (dentre estes vamos encontrar aqueles que são simpatizantes das palavras do Evangelho, como um outro nível que poderão ti ouvir mais que não tem um conhecimento do cristianismo), estes são o público alvo; depois vamos encontrar pessoas afastadas do Evangelho que um dia estiveram e outras que estão enganadas por seitas heréticas; existe outras situações próprias também, por isso a necessidade de você conhecer na sondagem o público com que vai lhe dar.
Se o objetivo é fazer um evento de colheita e posteriormente estimular o funcionamento de células, você deve contar com os parceiros da fé e com sua família na possibilidade; antes de partir para a vizinhança, estimule as pessoas de sua casa e caso existam outros residentes em um quintal com algumas residencias a consentirem também, se envolverem e participarem, através de convites amistosos.
Abordagem da vizinhança: Levando a paz de Cristo a sua rede de relacionamentos (amigos); conhecendo a cada família e individuo dela, tratando como único cada um - Investir nos desenvolvimentos das amizades: é preciso dedicar tempo para as pessoas! Mesmo que estas pessoas estejam fora do relacionamento, a abordagem exige concentração total, sintonia entre as pessoas que forem até as casas (de preferencia dois em dois, que sejam habilitadas e estejam no mesmo espírito); na abordagem vamos encontrar receptividade ou frieza e apatia.
Alguns princípios de sondagem:
1.Pondere - Não discuta: Quando desculpas são apresentadas, em vez de rebatar, seja sensato e sonde ao fazer uma pergunta (simples, diretas, não constrangedoras, ex: 'Quando você começou a pensar desta maneira?'
2.Seja amável - Não traumático: Seu espírito gentil vai ser a base para o Espírito Santo ministrar na vida da pessoa. Ter um espírito argumentativo vai instigar uma posição defensiva na outra pessoa.
3.Converse - Não confronte (na abordagem evangelística não é legal você confrontar a pessoa abertamente com a vida pecaminosa, mas pode-se usar a tática de Jesus Jo 4-26)
4.Respeite - Não rejeite: Não se considere 'melhor' ou 'superior' porque você é cristão. Se você mostra respeito e trata a pessoa como alguém de infinito valor, você vai receber o mesmo respeito.
5. Ame! Ame! Ame!
Trabalhando a receptividade: O intuito é gerar relacionamento com Cristo e com a igreja - na conversa com as pessoas vamos encontrar vários problemas e necessidades, quando entramos com a palavra de consolo e vida; importante pegar dados das pessoas para um acompanhamento como nome para oração, telefone, E-mail e o endereço neste caso. Nas possibilidades, encontrando casos específicos como enfermidades pode se oferecer visitas, aconselhando em situações e fazendo um convite para participar da reunião, oração ou evento da célula, leitura da palavra, um café da tarde, uma comunhão específica, com intuito evangelístico.
Ao encontrarmos as pessoas 'de paz' , as características delas serão que elas desejarão ti ouvir, disposição para fazer coisas com você, interesse real em ensinos bíblicos, prontas para participar de um encontro organizado pelas células.
Ore: Senhor, fale comigo enquanto procuro ouvir as pessoas que encontro - O que o Espírito Santo esta dizendo a respeito desta pessoa?
Bom, que estas letras sejam ungidas na sua mente e coração, t +
2º Timóteo 2.15 / Hebreus 12:15
Graça, paz e misericórdia !!!
Estudo feito por Elvis de Jesus - Esta mensagem pode ser repassada por multiplicadores do amor de Deus.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Ofertas para projetos sociais, Obra de Deus, missões - Deposite suas contribuições nesta conta:
Banco Santander - AG 0373 C/C: 6746992-5
Desde já agradecemos
SHALON שָׁלוֹם עֲלֵיכֶם
..."o nobre projeta coisas nobres e na sua nobreza perseverará.”
55(11)8234-4423 São Paulo, Brasil
meadiciona.com/elviscristyan R³